Sep 25, 2011

Monticello & University of Virginia: home of Thomas Jefferson


 Monticello e’ uma propriedade localizada perto de Charlottesville, no estado da Virginia. A casa foi desenhada por Thomas Jefferson, o 3o Presidente dos Estados Unidos e principal autor da Declaracao da Independencia do pais. A sua inspiracao foi fruto do seu fascinio pelos principios neoclassicos descritos nos livros do arquitecto Renascentista italiano Andrea Palladio. Monticello significa “pequena montanha” em italiano.
 A imagem do lado oeste aparece na coroa moeda de 5 centimos (nickel) desde 1938.

Jefferson era um historiador de botanica e biologia. Os lindissimos 5,000 acres de plantacoes e jardins foram desenhados por si.
Jardins de escravos eram uma parte integral da plantacao. Escravos vendiam os seus productos e recebiam pagamento e experiencia dos negocias como resultado do seu trabalho no campo e criacao de galinhas. Ha registos que a propria familia Jefferson comprava estes productos aos seus escravos. Era sabido que Jefferson nao concordava com a escravatura e que, apesar nao lhe ter visto o fim em vida, tratava melhor os seus escravos do que a maioria dos senhores.
Podem ser visitados e apreciados com a ajuda de guias que, voluntariamente, nos acompanham numa viagem no tempo incluindo Historia, biologia, politica e muita cultura. Enquadrando todos estes factores na maravilha da Natureza e arquitectura faz-nos admirar ainda mais este homem que era um visionario.
Apos a morte de Thomas Jefferson, em 1826, houve um declinio natural dos jardins. Estes foram recuperados pelo Garden Club of Virginia desde 1938 com precisao historica.
Andei pelos caminhos apreciando os cheiros e imaginando como teria sido a vida naquele tempo.
Aconselho a visita e a nao perder a ida ao interior da casa (onde nao me deixaram tirar fotografias).

UNIVERSITY of VIRGINIA (UVA)

A UVA e’ uma universidade publica com optima reputacao em varias areas, principalmente nas areas cientificas (foi a 1a Universidade de Engenharia do pais) e de literatura inglesa. Foi fundada por Thomas Jefferson e construida de 1800-1819. Esta universidade e’ uma das oito Ivy League publicas. Nao so e’ o resultado de um visionario que institui o ensino superior no pais como ate aos dias de hoje se mantem no topo da lista das melhores instituicoes do mundo.
A UVA e Monticello foram declarados locais UNESCO World Heritage em 1987.
A Rotunda (imagem em cima) e’ o postal de boas vindas deste maravilhoso campus universitario. Tem metade da altura do Panteao de Roma, que foi a principal inspiracao para a sua construcao.
Todos os recantos e angulos sao magicos. Todos ajudam na inspiracao… academica ou boemia.

Edgar Allan Poe, famoso escritor, frequentou a UVA em 1826. O seu quarto foi transformado como era na epoca e pode ser visto atraves de uma porta de vidro.

Este e’ um dos locais mais marcantes pela sua grandiosidade. Parece-se com um Coliseum.

1 comment:

Anonymous said...

Obrigada, Irina, por partilhares as tuas fotografias, experiencias e descricoes. Gostei!!!!! - G